Busca no site

NOTÍCIAS

21/12/2010 - 00h00

Deputada Helena recebe pela 2ª vez Medalha de Ordem Timbira do Mérito em Direitos Humanos

A deputada Helena Barros Heluy (PT) recebeu, pela segunda vez, a premiação da “Ordem Timbira do Mérito em Direitos Humanos”, concedida pelo Governo do Estado a pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram na promoção, defesa e proteção dos Direitos Humanos previstos na Constituição Federal, no ano de 2010.

A outorga da “Ordem Timbira do Mérito em Direitos Humanos”, em comemoração aos 62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, organizada pela secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), premiou personalidades em 17 categorias. A deputada Helena, recebeu a honraria na categoria Direito à Memória e à Verdade.

Essa categoria segundo os organizadores, “compreende não somente o resgate à memória da luta contra a ditadura militar no Brasil, mas promovendo a reflexão sobre a história brasileira, especialmente, sobre os fatos importantes ocorridos naquele período, apresentando o cenário político-cultural e seu importante papel na construção da sociedade e do pensamento atual, possibilitando à população o conhecimento da história recente do país, contribuindo para a construção de mecanismos de defesa de direitos humanos”.

A “Ordem Timbira em Direitos Humanos”, instituído pela Portaria nº 29 de 6 de novembro de 2009, que consiste na concessão de diploma e medalha, premiou a deputada Helena, no ano passado, na categoria Enfrentamento à Tortura.



Todos os direitor reservados

Helena Barros Heluy